• 1 junio 2016

    D. VICENTE DA CÂMARA, O FADO E A ADEGA MACHADO

    Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

    Sábado, 28.05.16, faleceu o fadista D. Vicente Maria do Carmo de Noronha da Câmara, figura de proa na história do Fado, sobrinho de uma outra ilustre fadista, Maria Teresa de Noronha, figura determinante na sua carreira, além do tio-avô João do Carmo de Noronha.

    Em 1950 assina o primeiro contrato com a editora discográfica Valentim de Carvalho e grava fados clássicos como o Fado das Caldas, Varina ou Os teus olhos. O maior sucesso surge em 1961 quando, tendo mudado de editora para a casa Custódio Cardoso Pereira, grava o célebre A moda das tranças pretas.

    Numa das suas incursões pelo cinema, este em 2007, sob a direcção de Carlos Saura, no filme Fados, protagonizou um excerto dedicado às casas de fado, ao lado de Maria da Nazaré, Ana Sofia Varela, Carminho, Ricardo Ribeiro e Pedro Moutinho.

    Do noticiado, e comprova também a ligação do fadista a esta nossa Casa, destacamos um excerto publicado no jornal PÚBLICO: “(…) É precisamente a tia que o encoraja a participar num concurso da Emissora Nacional quando era ainda um jovem que começava a cantar o fado como amador em espaços como a Adega Mesquita, a Adega Machado ou a Adega da Lucília. (…)” (28.05.16)