• 21 Junho 2017

    O QUE VAMOS ENCONTRAR DENTRO DA CAIXA ALFAMA EM 2017?

    O Festival Caixa Alfama já se faz anunciar. São muitos os fadistas que por lá vão passar. Do Fado & Food Group, confirmados, Bárbara Santos  e Marco Rodrigues. Fora de portas, para os amantes e curiosos da canção portuguesa. O Museu do Fado vai ter um palco no Largo do Chafariz de Dentro, aberto ao […]

    O Festival Caixa Alfama já se faz anunciar.

    São muitos os fadistas que por lá vão passar. Do Fado & Food Group, confirmados, Bárbara Santos  e Marco Rodrigues.

    Fora de portas, para os amantes e curiosos da canção portuguesa. O Museu do Fado vai ter um palco no Largo do Chafariz de Dentro, aberto ao público. A Santa Casa volta a patrocinar o Caixa Alfama

     

  • 21 Junho 2017

    OS INCÊNDIOS PARECEM SER UM DOS NOSSOS FADOS, E DOS MAIS TRISTES

    Não sendo propriamente uma fatalidade, o flagelo de todos anos faz com que seja uma das realidades mais dramáticas que atinge pessoas, bens de pessoas, mas os efeitos devastadores vão mais além: muitas outras formas de vida animal aniquiladas, desequilíbrio ou mesmo destruição por completo de ecossistemas, dos quais também depende o ser humano, no […]

    Não sendo propriamente uma fatalidade, o flagelo de todos anos faz com que seja uma das realidades mais dramáticas que atinge pessoas, bens de pessoas, mas os efeitos devastadores vão mais além: muitas outras formas de vida animal aniquiladas, desequilíbrio ou mesmo destruição por completo de ecossistemas, dos quais também depende o ser humano, no solo, na água, no ar.

    Mesmo neste exemplo, enquanto o fogo ainda consome as áreas de Pedrogão e Góis, se discute se a ignição de facto resultou de um fenómeno geofísico, talvez por nesta matéria estarmos demasiado habituados às várias responsabilidades criminais atribuíveis ao Homem (apenas dois exemplos, falta de limpeza e vigilância de todas as áreas florestais e despejos de lixos variados nas áreas verdes).

    Além de chorar e lamentar os danos, para compensar a dor e prejuízos de muitas famílias, podemos contribuir através desta conta solidária aberta na Caixa Geral de Depósitos:

    IBAN PT50 0035 0001 00100000330 42

     

    As muitas pessoas do Fado & Food Group estão solidárias com este drama.

  • 9 Junho 2017

    VESTIR A CAMISOLA E CORRER PELO FADO

    O Fado & Food Group apoia e participa activamente na 2.ª edição da Corrida pelo Fado (Património da Humanidade) que se realizou a 7 de Junho, tributo organizado pela RUN4FUN. Esta iniciativa contou também com os apoios oficiais do Museu do Fado e Rádio Amália. O Fado & Food Group pretendeu enaltecer a iniciativa e […]

    O Fado & Food Group apoia e participa activamente na 2.ª edição da Corrida pelo Fado (Património da Humanidade) que se realizou a 7 de Junho, tributo organizado pela RUN4FUN.

    Esta iniciativa contou também com os apoios oficiais do Museu do Fado e Rádio Amália.

    O Fado & Food Group pretendeu enaltecer a iniciativa e assinalar o duplo aniversário de duas das suas casas de fado no Bairro Alto, o Café Luso e Adega Machado que em 2017 completam 90 e 80 anos, respectivamente.

    O percurso inclui diversos locais de referência da cena fadista lisboeta, entre eles o Museu do Fado.

    No final, o convívio fadista deu-se no Luso Café.

  • 9 Junho 2017

    QUANDO OUTRAS CORDAS SÃO PREMIADAS

    Nas cordas da Guitarra Portuguesa, Hugo Reis tem sido uma das presenças regulares no projecto Fado Inside the Box, matinés de fado com provas de petiscos e vinho. O instrumentista é também compositor e, recentemente, duas composições suas foram premiadas em Boston (EUA) e Lisboa (Portugal). “Transparent(e)” – para flauta, viola d’arco e harpa -, […]

    Nas cordas da Guitarra Portuguesa, Hugo Reis tem sido uma das presenças regulares no projecto Fado Inside the Box, matinés de fado com provas de petiscos e vinho.

    O instrumentista é também compositor e, recentemente, duas composições suas foram premiadas em Boston (EUA) e Lisboa (Portugal).

    “Transparent(e)” – para flauta, viola d’arco e harpa -, peça vencedora da 2.ª edição do “New Gallery Concert Series Composition Competition” pela Cambridge Art Association, em Boston, EUA.

    e

    “Metamorphosis and Resonances for accordion solo” à qual foi atribuído o 2.º prémio no “Concurso de Composição para Acordeão Solo 2017 – Folefest”, em Lisboa.

    Parabéns ao músico e ao Fado.

  • 9 Junho 2017

    O FADO NO IMPÉRIO DO SOL NASCENTE

    E se uma fadista Fadista Japonesa convidasse um guitarrista Português para a acompanhar no Império do Sol Nascente? Parecendo exclusivo ou impensável para alguns de nós, os efeitos da “globalização” têm conduzido à assimilação do Fado por culturas distantes. A fadista Kumico Tsumori convidou Sérgio Costa (guitarra portuguesa), artista do elenco na Adega Machado (nas […]

    E se uma fadista Fadista Japonesa convidasse um guitarrista Português para a acompanhar no Império do Sol Nascente?

    Parecendo exclusivo ou impensável para alguns de nós, os efeitos da “globalização” têm conduzido à assimilação do Fado por culturas distantes.

    A fadista Kumico Tsumori convidou Sérgio Costa (guitarra portuguesa), artista do elenco na Adega Machado (nas matinés do Fado Inside the Box e noites) para a acompanhar numa série de concertos, que também incluiu um espectáculo na residência da embaixatriz Portuguesa no Japão (na imagem).