• 29 Abril 2018

    TRAVEL BOX BRASIL, A AMÉRICA LATINA VAI VISITAR A ADEGA MACHADO

    Uma das principais programadoras de conteúdos no Brasil. Este canal independente, por assinatura, chega a 13 milhões de casas na América Latina. Travel Box, é um dos 4 canais, e um dos seus apresentadores e bloguer mais populares, Marcelo Sampaio, escolheu a Adega Machado local de visita obrigatória na cena do fado lisboeta. O fadista […]

    Uma das principais programadoras de conteúdos no Brasil. Este canal independente, por assinatura, chega a 13 milhões de casas na América Latina.

    Travel Box, é um dos 4 canais, e um dos seus apresentadores e bloguer mais populares, Marcelo Sampaio, escolheu a Adega Machado local de visita obrigatória na cena do fado lisboeta.

    O fadista do elenco Pedro Moutinho fez as honras, e além de mostrar a sua casa de fados, Adega Machado, começou por dar a mostrar o Museu do Fado. O programa aqui gravado é um de oito sobre Lisboa, e será exibido em Julho próximo.

  • 29 Abril 2018

    O FADO NA FESTA DOS CRAVOS EM PARIS

    A “Revolução dos Cravos” vai ser lembrada em Paris com uma “festa da liberdade”, uma conferência sobre os desafios da democracia, um “cabaré de fado” e um concerto de “fados da liberdade. Haverá o concerto intitulado “Fados em Liberdade” organizado pela associação La Gauche Cactus’, com fados “antigos ou recentes ligados ao tema da liberdade”. […]

    A “Revolução dos Cravos” vai ser lembrada em Paris com uma “festa da liberdade”, uma conferência sobre os desafios da democracia, um “cabaré de fado” e um concerto de “fados da liberdade.

    Haverá o concerto intitulado “Fados em Liberdade” organizado pela associação La Gauche Cactus’, com fados “antigos ou recentes ligados ao tema da liberdade”.

    “Na história do fado, antes da ditadura houve fados muito militantes, anarquistas, comunistas e republicanos. No fado, sempre existiu uma tradição política. Durante a ditadura, a censura teve um papel e a ditadura instrumentalizou o fado, mas mesmo assim em noites de fado associativas e em certas letras, havia gente que não estava de acordo com a ditadura”, afirmou Jean-Luc Gonneau, vice-presidente da associação.

    Noutra iniciativa, o cabaré de fado  que será uma mistura entre a casa de fado e o cabaré à francesa. As pessoas vão estar sentadas em mesas redondas e ouvir fado ao mesmo tempo”.

     

     

  • 29 Abril 2018

    FESTIVAL SANGUE NA GUELRA, O QUE VEM A SER?

    Um festival gastronómico, ocorrido a 23 de Abril em Lisbia, que brandiu um termo: cooktivism. Este termo resume a atitude de quem promove o activismo na gastronomia. Consiste em quê? Privilegiar ingredientes nacionais/regionais, ingredientes dos pequenos agricultores/produtores locais. Convidados, chef brasileiro Alex Atala e Bo e Dylan, da Tailândia. O nosso chef Aléxis Gregório esteve […]

    Um festival gastronómico, ocorrido a 23 de Abril em Lisbia, que brandiu um termo: cooktivism.

    Este termo resume a atitude de quem promove o activismo na gastronomia.

    Consiste em quê? Privilegiar ingredientes nacionais/regionais, ingredientes dos pequenos agricultores/produtores locais.

    Convidados, chef brasileiro Alex Atala e Bo e Dylan, da Tailândia.

    O nosso chef Aléxis Gregório esteve lá a assistir.

     

     

  • 29 Abril 2018

    OS IMORTAIS SÃO ASSIM: CD TRIPLO DE AMÁLIA RODRIGUES EM JUNHO 2018

    O triplo CD “Amália. É ou Não É”, que inclui inéditos de Amália Rodrigues, do período de 1968 a 1975, vai ser editado em Junho (!) Frederico Santiago é o coordenador da edição. Todo este material foi gravado nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, nos arredores de Lisboa, à excepção de […]

    O triplo CD “Amália. É ou Não É”, que inclui inéditos de Amália Rodrigues, do período de 1968 a 1975, vai ser editado em Junho (!)

    Frederico Santiago é o coordenador da edição.

    Todo este material foi gravado nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, nos arredores de Lisboa, à excepção de quatro fados gravados em 1969, na segunda parte de uma actuação da fadista no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

     

     

  • 29 Abril 2018

    CASA DA GUITARRA

    Tem mais do que uma, esta fica no Porto. A Casa da Guitarra é uma loja de instrumentos musicais, especialmente dedicada aos cordofones (instrumento musical de cordas) da música tradicional. O projecto Casa da Guitarra, concebido por Alfredo Teixeira, nasce em 2012 e tem como principal intenção a criação de um espaço onde se promova […]

    Tem mais do que uma, esta fica no Porto.

    A Casa da Guitarra é uma loja de instrumentos musicais, especialmente dedicada aos cordofones (instrumento musical de cordas) da música tradicional.

    O projecto Casa da Guitarra, concebido por Alfredo Teixeira, nasce em 2012 e tem como principal intenção a criação de um espaço onde se promova a construção e a divulgação dos cordofones tradicionais portugueses.