• 10 Outubro 2016

    FESTIVAL DO FADO EM… SEVILHA?

    É verdade, nascido em 2011 em Madrid, o festival já anda um pouco pela Europa e pela América Latina para levar o Fado além fronteiras. Este evento já se tornou um marco na agenda de vários artistas, instrumentistas e conferencistas. A sua estreia deu-se antes do Fado ser consagrado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

     A 2.ª edição do Festival de Fado, em Sevilha, no sul de Espanha, realiza-se no Teatro Lope de Vega, nos dias 08 de Outubro, 30 de Novembro e 10 de Dezembro, foi hoje divulgado.

    António Zambujo abre o festival, no dia 08 de Outubro, seguindo-se Ana Moura e Cristina Branco, respectivamente em Novembro e Dezembro.

    Além da capital andaluza, o Festival de Fado já conta com edições em Madrid, Buenos Aires, Bogotá, Santiago do Chile, Rio de Janeiro e São Paulo.

    “Fado e Outras Músicas” é o tema do certame este ano, inclui projecções de filmes e conferências com a temática do fado, assim como a exposição ‘Estar com Paredes’, que permanecerá aberta até ao final do festival.

    Destaque-se, a conferência de Rui Vieira Nery sobre os “Inventores e reinventores do Fado”.

    Em exibição, os filmes “Movimentos perpétuos” (2006), de Edgar Pêra, um documentário  de homenagem à vida e obra do músico Carlos Paredes, e “Mísia a voz do fado” (2003), de Carmen Castillo, um retrato da carreira da fadista.